Meio Ambiente por Inteiro fala sobre exploração da madeira
A madeira é um material orgânico e sólido, utilizado na arquitetura e na engenharia civil. Por sua disponibilidade e características, a madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade e, mesmo depois do aparecimento dos materiais sintéticos, ainda é usada como matéria-prima para a fabricação de diversos outros produtos.
A indústria florestal e a exploração de madeira em florestas naturais continuam a ser uma das principais causas de desmatamento e de perda de habitat para inúmeras espécies, o que ameaça a biodiversidade do planeta. Para falar sobre o mercado e a exploração da madeira, o programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana recebe o professor do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB) Joaquim Carlos Gonçalez e o advogado e especialista em Direito Ambiental Diego Vega.
O programa revela que a extração ilegal da madeira representa 90% da área desmatada da Amazônia, África central e sudeste da Ásia. Esse mercado movimenta até US$ 100 bilhões por ano. O difícil é fiscalizar e combater o comércio negro. No Brasil, o foco do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é justamente preservar a área virgem da mata. Para isso, o instituto faz uso de satélites e consegue descobrir quando uma área está começando a ser desmatada. O problema é que esse sistema via satélite ainda não existe para todo o Brasil. O cerrado, por exemplo, já teve 50% de toda sua área devastada.
Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário