Fórum debate a ampliação do período da licença maternidade

O benefício, no entanto, não será concedido às trabalhadoras de micro e pequenas empresas. Essa parte da lei foi vetada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A medida é vantajosa para as funcionárias ou pode atrapalhar a contratação de mulheres? Quais são as vantagens e desvantagens para o empregador?
Para discutir esse assunto, o jornalista Rimack Souto recebe a deputada Rita Camata, do PSDB/ ES, e Cristiano Fernandes, advogado cível, representante da Associação Comercial de Brasília. Numa coisa os dois concordam: quanto maior for o tempo de contato entre a mãe e o bebê, melhor para a saúde e desenvolvimento da criança.
Mas, as concordâncias ficam por aí. Para Cristiano Fernandes, o período de 120 dias já é suficiente e não são necessárias 24 horas durante 180 dias. "O Estado deveria incentivar um período maior ou de mais qualidade incentivando a construção de creches comunitárias ou dando incentivo para as empresas formarem espaços de berçários dentro das empresas", acredita o advogado. Já a deputada defende que é sim necessário esse tempo. "Com a ampliação de mais dois meses, vamos reduzir muito as internações e faltas da trabalhadora", diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário