Iluminuras entrevista autor sobre obra de Direito Constitucional
No Iluminuras desta semana, você vai conhecer a obra rara "Orbe Serafico Novo Brasilico", do historiador, orador, poeta e cronista brasileiro, Antônio de Santa Maria Jaboatão. Trata-se da primeira parte da Crônica dos Frades Menores da Província do Brasil. Esta impressão, de 1761, é a primeira edição da parte inicial da obra e, até hoje, a mais consultada pelos historiadores. Antônio de Santa Maria Jaboatão nasceu em Santo Amaro de Jaboatão, em 1625, e não se sabe exatamente a data de sua morte, que ocorreu entre os anos de 1763 e 1765. Religioso franciscano professou na Bahia e em Pernambuco, foi prelado local no convento de Santo Antônio do Recife e cronista-mor da Ordem.
No Encontro com Autor você vai ver uma entrevista com Pedro Lenza, Doutor pela Faculdade de Direito da USP, Professor de Direito Constitucional e Direito Processual Civil. Ele vem ao programa falar sobre sua obra: "Direito Constitucional Esquematizado". Durante a conversa com a jornalista Carolina Sette, Pedro fala sobre a trajetória da obra: "Realmente o livro surgiu há 10 anos quando eu comecei a dar aulas para concurso da OAB. Esse foi o surgimento dele. Um livro que serviria como uma ferramenta, como um instrumento que ajudasse o aluno a prestar o concurso da OAB. E ele surgiu muito pequeno. Tinha lá umas trezentas páginas e o livro foi evoluindo. Os alunos foram gostando da linguagem, ele foi ganhando confiança e teve que ir crescendo porque os concursos iam se desenvolvendo cada vez mais e teria que ser um livro que conseguisse abordar todas as provas".
No Ex-Libris, você vai conhecer a biblioteca pessoal do advogado, Marcos Martins de Souza. Ele é Secretário Executivo do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. O programa mostra ainda alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: "Comentários à Lei Básica da Previdência Social - Tomo II", de Wladimir Novaes Martins, da Editora LTr; "Licitações Públicas", de Marcelo Palavéri, da Editora Fórum; e "Reflexões sobre Direito Administrativo", de Romeu Felipe Bacellar, da Editora Fórum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário