Iluminuras entrevista autora sobre iniciativa popular municipal
No Iluminuras desta semana você vai conhecer a obra rara "Memorias Offerecidas à Nação Brasileira", escrita pelo Conselheiro Franciso Gomes da Silva, mais conhecido como "Chalaça", que fez parte do governo de D. João e de seu filho, D. Pedro I. A raridade é uma autobiografia que, pela amizade que unia o autor a D. Pedro I, constitui um curioso documento sobre a vida pública e particular do primeiro imperador do Brasil. O livro pode ser encontrado na Biblioteca da Câmara dos Deputados.
No Encontro com Autor, uma conversa com a mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, Renata Guerra. Ela fala sobre a obra: "Iniciativa Popular Municipal - Ferramenta de Legitimação da Democracia". Na entrevista, a autora explica porque decidiu escrever sobre o tema: "... ao tomar conhecimento da existência de um dispositivo constitucional que permitia o exercício da iniciativa popular municipal, isso me deixou muito curiosa (...) e eu comecei a fazer pesquisas paralelas ao próprio projeto inicial, que era apenas sobre iniciativa popular".
No Ex-Libris, você vai conhecer a biblioteca pessoal do juiz do sétimo Juizado Civil de Brasília, Flávio Fernando Almeida da Fonseca. Ele é um apaixonado por livros e coleciona muitas obras, algumas são raras. Grandes juristas fazem parte do acervo, assim como obras de História do Brasil, Filosofia e História do Direito.
E o Iluminuras mostra ainda alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: "Luiz Gama - O Advogado dos Escravos", de Nelson Câmara, da Editora Lettera.doc; "Princípios Gerais no Processo do Trabalho", de Claudia de Abreu Lima Prisco, da Editora Impetus; e "Exceção de Pré-Executividade em Matéria Tributária", de Lenice Silveira Moreira de Moura, da Editora Saraiva.
Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário