Iluminuras entrevista autor sobre controle de constitucionalidade
No Iluminuras desta semana você vai conhecer a obra rara "Chronica Del Rey D. João I de boa memória e dos reis de Portugal, o décimo", publicada em Lisboa, em 1644. O autor, Fernão Lopes, foi o primeiro cronista-mor do Reino de Portugal. A raridade é manuscrita e foi encontrada na biblioteca da Câmara dos Deputados.
No Encontro com Autor a jornalista Carolina Sette conversa com o advogado, mestre em direito constitucional e professor, Saul Tourinho Leal. Ele vem ao programa falar sobre seu livro: "Controle de Constitucionalidade Moderno". Na entrevista, o autor explica a evolução do controle de constitucionalidade no Brasil: "(...) no Brasil nós temos uma mania de copiar tudo o que existe nos outros países, e aí a gente dá a nossa cara. Na hora que a gente dá a nossa cara, a coisa fica mais confusa. Então você pergunta: mas os Estados Unidos tributa o quê? Tributa basicamente a renda. A Europa tributa basicamente o consumo. E o Brasil? Para não ter dúvida, ele tributa os dois. Quando nós temos o controle de constitucionalidade, você pergunta: e o controle nos Estados Unidos? É o difuso. Na chamada Europa Continental? O concentrado. E no Brasil? Os dois! Então a gente tem esse chamado controle misto de constitucionalidade: o difuso e o concentrado".
No Ex-Libris, você vai conhecer a biblioteca pessoal do Procurador Regional da República e advogado, Hugo Gueiros Filho. Ele é apaixonado por informática e direito comparado.
E o Iluminuras mostra ainda alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: "Elementos de Direito Internacional Público e Privado", de Thiago José Zanini Godinho, da Editora Atlas; "Código Penal e Constituição Federal 2010", da Editora Saraiva; e "Processo de Conhecimento", de Luiz Guilherme Marinoni e Sérgio Cruz Arenhart, Editora Revista dos Tribunais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário