sexta-feira, 10 de abril de 2009

Programa Brasil.Jus

Programa Brasil.jus chega ao Mato Grosso do Sul

O programa Brasil.jus, da TV Justiça, mostra como as ações da Justiça de primeira instância influenciam a comunidade. Nesta semana, a equipe de reportagem está no Mato Grosso do Sul. O programa visitou as cidades de Coxim e Terenos, onde os juízes transformam o dia a dia de muita gente.

Em Coxim, mais conhecida como capital do peixe, há 38 mil habitantes. É o portal do Pantanal, um dos principais pontos de pesca do país. Lugar também de um problema social grave: o abandono de crianças e adolescentes. Por isso, o juiz Davi Gomes criou em Coxim o grupo de apoio à adoção manjedoura, o chamado GAAM. A ideia é buscar a solução para os menores abandonados. Formado por voluntários, o grupo procura um novo lar para meninos e meninas que precisam ser adotados. "Temos problemas em excesso nas casas abrigo. Então, fazemos um trabalho no sentido de conscientizar a sociedade da importância de uma adoção", explica o juiz.

O Brasil.jus foi de Coxim a Terenos, uma cidade que fica a apenas 23 quilômetros da capital Campo Grande. Uma terra tipicamente rural, lugar de muitos assentamentos da reforma agrária. Metade da população, 14 mil habitantes, mora no campo. E os problemas não são poucos. O juiz Berlange criou o projeto "Justiça no campo". O objetivo é levar a Justiça aonde o problema está. E o juiz não fica no gabinete para tentar resolver as questões de briga de terra, por exemplo. Ele vai até o conflito e assim, muitas vezes, em meio à plantação, o juiz resolve a disputa na hora. "Se você quer resolver os problemas, é preciso que seja com diálogo, buscando o entendimento, amigavelmente. Isso engrandece esse trabalho, torna a nossa esperança maior em relação ao futuro do Judiciário, que o Judiciário efetivamente vá para perto da comunidade", defende o juiz.

O Brasil.jus vai ao ar às segundas-feiras, às 20h30.
Reapresentações: terça, 18h; quinta, 13h30; e sexta, 22h30.

Postagens populares