sábado, 11 de julho de 2015

Iluminuras

Iluminuras especial: Carlos Bracher é o convidado

O Iluminuras desta semana é especial: nosso convidado é o artista plástico Carlos Bracher, um dos mais premiados do Brasil. Aos 74 anos de idade e 57 de carreira, ele conta detalhes de suas obras – as inspirações, a relação com os irmãos, a experiência no exterior e a proximidade com Juscelino Kubitschek. “A dona Júlia Kubitschek, mãe do Juscelino, e o Juscelino moravam a uma distância de 15 metros da casa da minha avó, em Diamantina. Eles foram vizinhos de frente. E eu sei bem o que é isso, porque eu moro em cidade do interior (Ouro Preto). Os vizinhos se tornam uma família. Desde que eu era criança eu ouço as histórias do Juscelino”, relata ele, emocionado.

Os retratos e os autorretratos são marcas do artista, assim como séries sobre paisagens mineiras, Van Gogh, Brasília e Aleijadinho. Dos 57 anos de carreira, mais de 40 são divididos entre exposições no Brasil e no exterior. Hoje, há duas sobre o artista: uma em Brasília e outra que percorre cidades da Europa, como Moscou, Frankfurt e Bruxelas. “Na pintura, a perfeição não existe. O que existe é uma busca. Cada um vai inventar a sua própria perfeição. Ou cada um tem a sua perfeição”, define Bracher.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Artigo 5º

Programa Artigo 5º debate remarcação de passagens

Em 2014, mais de 62 milhões de turistas realizaram um total de 206 milhões de viagens pelo Brasil. Mas nem tudo é festa quando se fala em viagens. Quando acontece algum problema e você precisa remarcar a passagem, começa a dor de cabeça. O programa Artigo 5º desta semana mostra como evitar imprevistos e garantir uma viagem segura.

Para falar sobre os direitos de quem precisa remarcar uma passagem, a TV Justiça convidou Pedro Augusto Vieira de Sousa, advogado de Direito do Consumidor, e Tatiana Penido, analista de Direito do Procon/DF. Pedro Augusto fala sobre a responsabilidade das empresas em caso de cancelamento da viagem. “Se o cancelamento ocorrer por culpa da companhia aérea, ela tem que arcar com os gastos que o consumidor teve de alimentação, hospedagem, ou de qualquer origem”, destaca. A analista do Procon reforça e alerta os consumidores de que é preciso reclamar sempre que houver algum problema: “O consumidor deve registrar denúncia das irregularidades e apresentar suas reclamações. Até porque isto pode ajudar na fiscalização e atuação do órgão responsável”, lembra.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Direito sem Fronteiras

Escândalo no futebol e Direito Internacional

O Direito sem Fronteiras desta semana trata do maior escândalo de corrupção do futebol mundial. Vários dirigentes da Federação Internacional de Futebol (FIFA) foram presos em Zurique, Suíça. Eles e outros envolvidos são suspeitos de corrupção e lavagem de dinheiro e são acusados de promover eleições fraudulentas para sediar Copa do Mundo e eventos esportivos.

Quem participa do programa é o advogado e mestre em Direito Internacional João Batista Lira Rodrigues e o doutor em Direito Internacional Luís Renato Vedovato.

As investigações sobre o caso indicam que os envolvidos embolsaram com suborno e propina cerca de US$ 150 milhões entre 1990 e 2015. “O que é importante destacar é que a apuração desses fatos não começa com as investigações sobre a FIFA, e sim na busca por provas relacionadas à máfia Russa. As evidências levaram ao futebol”, ressalta João Batista Lira Rodrigues.

O impacto econômico desse escândalo é destacado por Luís Vedovato. De acordo com ele, o futebol é um esporte que atrai multidões, além de atrair muitos patrocinadores. “Um escândalo cofmo esse acaba por impactar internacionalmente outras áreas esportivas, que podem passar a ter dificuldades para conseguir patrocínio”, finaliza.

Quer saber mais? Então não perca o Direito sem Fronteiras.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

domingo, 5 de julho de 2015

Academia

Financiamento de empresas em crise

O programa Academia recebe nesta semana o mestre em Direito Leonardo Dias. Ele apresenta trabalho sobre financiamento das empresas em crise, fato recorrente no mercado brasileiro atual.

As empresas têm grande importância socioeconômica para o país. Além de movimentar a economia, geram empregos diretos e indiretos. O autor investiga o tema no Direito brasileiro e estrangeiro, propõe soluções e propostas de alteração legislativa para fomentar o crédito às empresas em recuperação.

Para debater esse tema, o Academia recebe no estúdio o doutor em Direito Ivo Teixeira e a mestre em Direito Lucineia Possar.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Postagens populares