sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Repórter Justiça

Passado e presente do Brasil Republicano, no Repórter Justiça

O Repórter Justiça desta semana fala sobre um dos momentos mais marcantes da história do Brasil: a proclamação da República. Mas será que todo cidadão brasileiro tem a exata noção da importância desse momento? E será que o sistema de ensino, tanto público quanto particular, fixa com exatidão e clareza as noções de civismo e de história?

O Brasil talvez seja um dos países que mais textos constitucionais já teve ao longo de sua história. A primeira Constituição foi outorgada por Dom Pedro I, já no Brasil republicano. Dependendo da fonte pesquisada, seriam seis ou sete textos legais. Porém, independente do número exato de cartas magnas promulgadas ou outorgadas, o que importa são as modificações e os avanços introduzidos a cada novo texto.

O século XXI mostra toda a sua exuberância com o protagonismo de novas lideranças. Como esse novo Brasil olha para o futuro? E que futuro será esse? Para o cientista político Flavio Testa,"... a sensibilidade da Presidente eleita, Dilma Rousseff, vai ser acentuada porque ela já assumiu o compromisso de valorizar bastante as mulheres no mercado de trabalho (...) uma das grandes metas do milênio é reduzir a pobreza e para isso é preciso dar mais condições financeiras, econômicas e educativas às mulheres", afirma.

Nenhum comentário:

Postagens populares