domingo, 7 de novembro de 2010

Programa Refrão

Refrão discute o direito dos idosos, com Ivone Lara e Délcio Carvalho

O programa Refrão desta semana faz uma viagem pela história do samba, numa entrevista com os cantores e compositores Ivone Lara e Délcio Carvalho. Interpretando “Candeeiro da vovó”, Délcio lembra passagens de uma parceria de 35 anos com a cantora. Ícone do samba carioca, Dona Ivone Lara tem mais de 50 anos de carreira e 300 composições. Ela conta sua trajetória na música e revela o lado forte de ser a primeira mulher a compor um samba-enredo.

De maneira crítica, os dois também comentam o desafio de envelhecer no Brasil. Para a cantora, os idosos têm conquistado espaço, mas ainda há muito o que fazer. “Pelo menos, aqui (no Brasil) o aposentado já tem 13º (salário). Isso é a melhor coisa que puderam fazer. E já veio tarde. Poderiam ter feito há mais tempo”, reclama. Já Délcio diz que envelhecer é difícil porque os idosos não têm toda a atenção que necessitam. “Falta apoio, falta amor, falta carinho. As pessoas têm necessidade de carinho e os velhos mais ainda”, comenta.

A presidente do Conselho dos Direitos do Idoso (CDI), Janet Azevedo, também participa do programa. Ela afirma que não faltam leis pra garantir o direito do idoso. “Não é uma questão de legislação. É uma questão de cumprir o que está previsto na legislação”, argumenta. Ela expõe ainda o que deve ser feito para melhorar a condição do idoso na sociedade. “É preciso trabalhar a cultura do país - que olha o idoso como uma coisa velha, descartável - e conscientizar a família que o idoso é outro, que o idoso é uma pessoa que participa, que paga impostos e que decide eleições”, conclui.

Nenhum comentário:

Postagens populares