sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Repórter Justiça

Inovação é o tema do Repórter Justiça

O Repórter Justiça desta semana fala sobre inovação e aponta os caminhos para que ela seja uma realidade nos micro e pequenos negócios.

Com um conceito amplo e irrestrito, a arte de inovar está cada vez mais associada a iniciativas que promovam a competitividade e a sobrevivência das empresas. Não importa se a possibilidade de explorar novos produtos e processos tecnológicos seja frustrada, às vezes, por insucessos passageiros. O que interessa mesmo é investir em pesquisa e desenvolvimento.

De 2008 a 2010 o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE - atendeu mais de 1500 empresas só no Distrito Federal. Todas estavam em busca de inovações que gerassem sustentabilidade. Em uma parte significativa desses negócios o incremento foi superior a 10% , graças a pequenas mudanças no cotidiano das empresas.

Em comparação com outros países, a legislação brasileira voltada para o apoio e incentivo à cultura da inovação avançou bastante. Nos quatro últimos anos foram investidos 41 bilhões de reais na área. É uma vitória, principalmente se analisarmos os dados estatísticos de anos anteriores. Agora é necessário avançar cada vez mais para garantir a inovação e a sustentabilidade.

Para o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia - MCT -, Ronaldo Mota, "... inovação é produto, é processo. São novas funcionalidades do mesmo produto. Tem a ver com mecanismos de gestão...", afirma.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares