quarta-feira, 20 de abril de 2011

Programa Iluminuras

luminuras entrevista o autor Artur César

No Iluminuras dessa semana você vai conhecer a obra rara "Cadernos de João". São poemas em prosa e fragmentos escritos por Aníbal Machado, escolhidos pelo próprio autor e ilustrados com vinte e quatro águas fortes pelo desenhista e gravador, Babinski. A obra teve uma tiragem única de cento e vinte exemplares entre os anos de 1961 e 62 e foi a décima sexta publicação da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil. O autor, Aníbal Machado, nasceu em Sabará, Minas Gerais, em 1894. Se formou em Ciências e Letras, no Rio de Janeiro e depois em Direito, em Belo Horizonte. Na capital mineira passou a colaborar no Diário de Minas, onde conheceu Carlos Drummond de Andrade e no Estado de Minas, como cronista. Em 1944 foi eleito presidente da Associação Brasileira de Escritores. Aníbal Machado foi ainda autor de teatro, roteirista de cinema e crítico de artes plásticas.

O convidado do quadro "Encontro com Autor" é Artur César, Doutor em Direito das Relações Sociais, Mestre em Direito Processual Civil, Juiz Federal e Professor, de Souza. Ele fala sobre seu livro: "A Decisão do Juiz e a Influência da Mídia".

No quadro "Estante" a dica de leitura fica com o livro: "Tributação e Livre Concorrência", de Diego Bomfim. A obra analisa os principais elementos de conexão entre o Direito Econômico e o Direito Tributário, passando pelo estudo das formas de intervenção do Estado no domínio econômico, as interações entre competência reguladora e competência tributária, a apresentação do perfil federalista de estado e a classificação das formas de exercício da competência tributária. O livro ingressa ainda nas definições dos princípios da livre concorrência, livre iniciativa, igualdade tributária e neutralidade fiscal.

A biblioteca pessoal que você vai conhecer no "Ex-Libris" é do professor de Direito Ambiental da Universidade de Brasília, Vladmir Vera. Ele é especialista em Direito Ambiental e Elétrico, Saneamento Básico, além de advogado.

O Iluminuras mostra ainda alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias.

Publicação da TV Justiça:

Nenhum comentário:

Postagens populares