quarta-feira, 1 de junho de 2011

Programa Refrão

Refrão recebe o cantor e poeta Saulo Campos

A poesia e a música são parceiras e se completam. Inúmeros artistas que conseguiram essa união perfeita são reconhecidos mundo afora. Afinal, quem não aprecia um encontro feliz entre letra e melodia? O Refrão desta semana abre espaço para essa união e recebe Saulo Campos, poeta e músico.

O artista canta acompanhado, ao violão, por Eduardo Prado. Juntos, apresentam 4 composições próprias: Relíquia Americana, Zé e a Lua, Farinha com Vogal e Cordéis. Ele também recita um poema: Saga de Retirante - um texto de protesto, em que um homem tira a própria vida, depois de ver o filho morrer de fome, como contam os versos: Aqui não achamos emprego, ficamos passando fome, há três dias não comemos, e nós quase que ensurdecemos, escutando o estômago roncar. Quando olhei outra vez para o meu filho ali deitado, já estava morto o coitado, sobre as folhas de jornal. "Esse poema é sobre um acontecimento real com um migrante que foi para São Paulo", explica o poeta.

Já no quadro Pauta Musical, Aluízio Falcão comenta a pesquisa que realizou sobre a música do cangaço, com enfoque na luta pela terra no Nordeste, e na figura histórica de Lampião: "entendi que era necessário reunir, dentro da canção brasileira, as músicas que se referiam ao cangaço. Cheguei a mais de 50. Selecionei 13. Não reduzi as canções a faixas, transformei tudo em uma reportagem sonora", destaca Aluízio.

Refrão, um jeito diferente de ouvir música!

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares