quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Programa Iluminuras

Iluminuras entrevista autor sobre as leis que regem uniões estáveis

No Iluminuras dessa semana você vai conhecer a biblioteca pessoal do Procurador do MPDFT, Temístocles Castro. Aposentado, ele é daqueles leitores que perdem o sono quando estão em meio a uma boa leitura.

Na infância, por causa de uma doença que o impedia de brincar na rua, o advogado descobriu a magia do mundo dos livros. Viajava e conhecia o Brasil e o mundo de carona nas histórias de autores como Monteiro Lobato, Machado de Assis, José de Alencar, Júlio Verne e muitos outros. Depois de curado, ele conta que chegou a "matar aulas" para passar tardes na biblioteca da escola.

Temístocles é apaixonado por literatura e dedica boa parte do tempo aos livros que mantém na biblioteca do sítio. Gosta de ler tudo e, de tanto gosto pela leitura, se tornou também escritor.

No que se refere ao Direito, ele diz que tirou boas lições para os tribunais de obras de grandes mestres da literatura internacional, como Dante Alighieri, Franz Kakfa, Padre Antônio Vieira e Manuel Bandeira.

No quadro Encontro com Autor, o convidado é o Procurador do Estado de Minas Gerais, Paulo Daniel Sena Almeida Peixoto. Ele conversa com a jornalista Carolina Sette sobre seu livro: "A Tutela Sucessória dos Companheiros: uma visão civil-constitucional."

Ainda no Iluminuras dessa semana, os enredos e personagens do folclore do Brasil na obra rara "Lendas Brasileiras", de Luís Cascudo. Publicado em 1945, o livro reúne 21 histórias tiradas de "causos" contados nas diversas regiões do Brasil.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares