sábado, 3 de novembro de 2012

Repórter Justiça

Penitenciárias: problemas e importância do trabalho de ressocialização

O programa Repórter Justiça desta semana fala sobre o sistema carcerário brasileiro. Você vai conhecer os problemas das penitenciárias e a importância do trabalho de ressocialização na queda da reincidência criminal.

O isolamento é a forma de pagar pelo erro cometido. Por isso, os presídios são construídos longe dos centros da cidade. O número de presos no país daria para encher uma cidade de médio porte, como Porto Ferreira, em São Paulo. São mais de 500 mil detentos. As mulheres são minoria. Representam menos de 10% da população carcerária. No entanto, o percentual aumenta a cada ano. Em 2000, de 3,5% a 4% eram do sexo feminino. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no fim do ano de 2011, o percentual de mulheres já chegava a 7%.

No Brasil, e em outros países, nós temos encarcerado cada vez com mais frequência mulheres, e mulheres de perfil muito determinado: pobres, geralmente negras ou pardas, embora exista hoje um número maior de mulheres da raça branca dentro das penitenciárias brasileiras”, afirma Luciano Losekann, juiz auxiliar da Presidência do CNJ.

O programa mostra o esforço feito para oferecer dignidade e elevar a autoestima de quem já foi condenado. E histórias de mulheres privadas de liberdade, mas que não perderam a esperança de voltar à sociedade e dar início a uma nova vida. Você vai ver também detalhes sobre o projeto Começar de Novo, referência no país, e do Mutirão Carcerário.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares