sábado, 9 de março de 2013

Fórum

Adoção é o tema do Fórum desta semana

Eles esperam realizar um sonho: ter um filho. Para muitos casais a oportunidade está na adoção. Mas o que fazer quando não ocorre uma adaptação da criança ou os pais não estão preparados para criar o menor? Durante o período que antecede a adoção, previsto na lei brasileira, é possível que a criança volte para a guarda do Estado. Mas quais são as consequências disso? Esse é o tema do programa Fórum desta semana que traz ao estúdio da TV Justiça a especialista em direito de família Alba Valéria Mendonça e o defensor público do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) Sérgio Domingos.

“Esse estágio temporário de convivência, bem pensado pelo legislador, permite que tanto a criança como a família, possa criar um vínculo afetivo de tal sorte que se consolide ao longo do tempo. Quando não se forma esse vínculo à criança pode ser devolvida ao estado para que ele possa fazer uma nova inserção em outra família”, explica Domingos.

A especialista em direito de família lembra também dos impactos causados na criança devolvida. “A criança, dependendo da idade, já passou por várias rejeições e isso é ruim. O psicológico fica afetado. Ela pode adoecer, ter o atendimento escolar afetado. Além disso, o que pode acontecer é que essa criança pode perder a possibilidade de ser adotada”, alerta.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares