domingo, 3 de março de 2013

Academia

Academia debate Jurimetria Aplicada ao Direito Societário

“Jurimetria Aplicada ao Direito Societário - Um estudo estatístico da dissolução de sociedade no Brasil”, tema da tese de doutorado de Marcelo Guedes Nunes, apresentada à banca examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), como exigência parcial para obtenção do título de doutor em direito comercial.

O estudo é destaque no programa Academia desta semana e descreve uma nova ciência social, a jurimetria. Uma disciplina do direito que utiliza a metodologia estatística para estudar o funcionamento da ordem jurídica.“A proposta da jurimetria é investigar a realidade do direito, observando o funcionamento das instituições jurídicas e das sentenças, autos, contratos e demais populações de normas individuais produzidas pelo sistema.

Ao invés de especular sobre uma teoria abstrata da lei, a jurimetria investiga como o direito influencia a vida cotidiana das pessoas e nos permite entender um pouco mais sobre como a ordem jurídica opera na realidade.”, explica Marcelo.

O especialista em direito da concorrência e procurador-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Gilvandro Araújo; e o doutor em Pesquisa Operacional e professor de Estatística da Universidade de Brasília (UnB) José Angelo Belloni são os participantes do debate.


Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares