sábado, 16 de novembro de 2013

Memórias da Democracia

Memórias da Democracia

Esta semana, a série “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia” presta homenagem aos ministros Cordeiro Guerra, Soares Muñoz, Décio Miranda, Oscar Corrêa e Mauricio Corrêa, aos seus pensamentos e ideais. Pessoas que conviveram com os ex-presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) relembram fragmentos da trajetória de quem se dedicou ao fortalecimento da democracia no Brasil.

“O ministro Guerra representa bem esse cenário do juiz legalista, o juiz que observa o texto da lei e aplica com pontualidade, com brilho,” recorda o advogado Pedro Gordilho, que foi ministro do TSE entre 1978 e 1982. “O ministro Soares Muñoz tinha aquela plena consciência de que ele estava no Tribunal Superior Eleitoral como embaixador do Supremo Tribunal, ou seja, como representante do Supremo Tribunal Federal,” afirma José Júlio Reis, que foi secretário-geral da presidência do TSE entre 1983 e 1991.

“Décio Meirelles de Miranda pode ser considerado um dos maiores colaboradores da Justiça Eleitoral, dela participou em todas as categorias que a compõem,” diz Célio Silva, que foi ministro do TSE entre 1969 e 1971.

“O ministro Oscar Dias Corrêa trouxe uma visão muito importante para a Justiça Eleitoral do político que foi a vida inteira,” lembra o advogado Roberto Rosas, que foi ministro do TSE de 1986 a 1990.

“O ministro Mauricio Corrêa chega aqui com uma alegria e um entusiasmo próprios de quem já participou de diversos processos eleitorais como candidato”, recorda-se Fernando Alencastro, secretário judiciário do TSE.

A série de documentários “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia” é um resgate da história da Justiça Eleitoral do Brasil. Ex-presidentes do Tribunal Superior Eleitoral, que participaram ativamente da construção e fortalecimento da democracia brasileira, contam um pouco da história recente da Justiça Eleitoral, narram fatos que marcaram o país e curiosidades de bastidores. Depoimentos de quem vivenciou importantes períodos da construção da nação e que mostram a importância do voto, da liberdade de escolha dos representantes e de eleições limpas e transparentes.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares