sábado, 8 de fevereiro de 2014

Fórum

Segurança nas escolas

O combate à violência no ambiente escolar está em debate no Fórum desta semana. É possível tornar o ambiente escolar totalmente seguro? Como evitar que professores e alunos sejam alvo de agressões? Para especialistas em segurança e comunidade escolar, o importante é envolver a sociedade em um debate permanente sobre o tema. No programa, o assunto é debatido pelo consultor de segurança escolar Carlos Alberto Oliveira e pelo presidente da Comissão de Direito à Educação da OAB-RJ, Mário Miranda Neto.

O consultor de segurança escolar acredita que pequenas ações podem amenizar diversos problemas existentes hoje nos colégios brasileiros. “A primeira medida a ser tomada é manter uma equipe de porteiros fixa. Assim, esses profissionais vão conhecer quem realmente faz parte daquele espaço e quem está apenas visitando ou rondando o local. Mas, o principal problema está na base, na formação do educador, que não tem nenhum tipo de orientação sobre como lidar com uma situação de crise dentro do ambiente escolar, seja ele diretor ou professor”, opina Oliveira.

Já para o presidente da Comissão da Ordem, quando se fala em segurança o objetivo é dificultar ao máximo alguma situação inadequada. Mas nenhum grupo social conseguiu resultados positivos em sua totalidade: “hoje as escolas sofrem pressão para que o ambiente esteja completamente harmônico e seguro. O que, na prática, é impossível de se construir”.

Ficou curioso para saber como termina esse debate polêmico? Então, não perca o Fórum desta semana sobre Segurança nas Escolas.

Sugestões e dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail forum@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares