segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Direito Sem Fronteiras

Você sabe qual é a diferença entre desaparecimento forçado e civil?

Em agosto deste ano, a organização “Avós da Praça de Maio” informou ter encontrado o 115º desaparecido durante o regime militar argentino. Duas semanas antes, veio à tona a verdadeira história do neto da fundadora da associação, Estela de Carlotto. Guido de Carlotto (ou Ignacio Hurban, como foi rebatizado) foi encontrado após 36 anos.

Casos de desaparecimento – forçado e civil – são o tema do Direito Sem Fronteiras desta semana. O convidado é o professor de Direito Internacional Cícero Krupp da Luz, que ressalta a  importância da atuação de grupos da sociedade organizada. “A questão da ação das famílias é fundamental não apenas para a resolução do conflito, e sim como avanço de políticas públicas”, afirma ele.

Ao longo do programa, o especialista cita, também, o primeiro caso de desaparecimento forçado da história, discute a relação desse tema com a violação dos direitos humanos e aborda assuntos polêmicos como a captura de Osama bin Laden. “Aparentemente, era uma pessoa extremamente perigosa. Realmente, estava por trás de uma organização criminosa. Mas é outro exemplo de desaparecimento forçado, porque, na verdade, o que aconteceu: invadiram o espaço aéreo, subtraíram uma pessoa e nunca devolveram o corpo para seus entes”, opina o professor.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares