sábado, 21 de fevereiro de 2015

Meio Ambiente por Inteiro

Todo cuidado é pouco com o lixo hospitalar

O Meio Ambiente por Inteiro desta semana mostra flagrantes de descarte incorreto de lixo hospitalar. Você vai ver que a destinação errada pode ocasionar sérios problemas para o meio ambiente e para o homem. O programa mostra que esse tipo de material, por lei, deve passar por processo de separação antes de ser jogado fora. Você vai ver, ainda: a responsabilidade de quem produz esses resíduos e decisões judiciais sobre o assunto.

Papel, vidro, papelão e comida. Esse lixo tem que ser descartado de forma correta para não causar impactos ambientais e na saúde do ser humano. Quando não há cuidados, os perigos são inúmeros. Imagine bolsas de sangue, agulhas, seringas, gases e material radioativo, tudo isso largado de qualquer jeito. O chamado lixo hospitalar oferece um perigo ainda maior, por isso a legislação exige que os geradores desses resíduos tenham atenção redobrada. A primeira etapa do processo é a separação. Em seguida, entra em cena uma empresa especializada para realizar a coleta. A equipe do programa, direto de um hospital público de Brasília, mostra o passo a passo. Veja também o que vai para a incineradora e o que é feito com as cinzas.

E quem pensa que lixo hospitalar é produzido apenas nos hospitais engana-se. Trata-se de um resíduo encontrado, por exemplo, em clínicas veterinárias, de estética e estúdios de tatuagem. “Aqui no estúdio a gente toma todos os cuidados necessários. Tudo é descartável e, depois de usado, é separado para não dar problema,” afirma o tatuador Rogélio Neto.

No estúdio do Meio Ambiente por Inteiro, duas especialistas debatem o assunto. Adriana Moreira, superintendente de Fiscalização e Limpeza Urbana da Agência de Fiscalização de do Distrito Federal (Agefis) e Daniele Feitosa, superintendente do Sindicato Brasiliense dos Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares