segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Direito sem Fronteiras

Direito sem Fronteiras discute acordo nuclear entre Estados Unidos e Irã

Direito sem Fronteiras fala sobre o acordo assinado este ano entre o Irã e um grupo de potências internacionais liderado pelos Estados Unidos. Participam do programa o professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) Antônio Jorge Ramalho e o especialista em Direito Internacional Bryan Konno-Rocholl.

As sanções econômicas anteriormente impostas ao Irã foram retiradas e, em contrapartida, uma série de medidas acrescentadas na tentativa de impedir que o país construa um arsenal nuclear. “São 80 páginas que estabelecem, de forma clara, o que mudou. Uma das mudanças mais significativas é o fim do embargo quanto à comercialização de produtos iranianos, permitindo ao país atrair investimentos”, diz Bryan Konno-Rocholl.
Antônio Jorge Ramalho enfatiza que o momento é positivo, uma vez que o acordo foi firmado sob os preceitos das Nações Unidas e sinaliza um cronograma rigoroso com a presença da comunidade internacional. Na opinião do professor da UnB, a politização do tema nuclear no Irã se deu devido à pressão que o país sofreu dos próprios Estados Unidos ao listar essa região da Ásia Ocidental entre os países responsáveis por desestabilizar a ordem internacional. “A forma como o acordo foi estabelecido e a maneira como o assunto vem sendo discutido com a comunidade internacional traz benéficos para o mundo”, afirma.

Quer saber mais? Então não perca o Direito sem Fronteiras.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares