segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Direito sem Fronteiras

Direito sem Fronteiras discute particularidades da Monarquia

O Direito sem Fronteiras desta semana discute tipos de monarquia no mundo. Participam do programa o doutor em História das Relações Internacionais José Theodoro Mascarenhas Menck e o historiador Bruno Antunes Cerqueira.

A monarquia é a mais antiga forma de governo da história e ainda vigora em vários países. Na maioria das vezes, o poder do chefe de Estado, popularmente conhecido como rei ou rainha, é hereditário. “Essa é a forma mais comum. Mas nem todas as monarquias são hereditárias. Existem as do tipo eletivas. Um exemplo é o Vaticano, que elege o Papa, um monarca absoluto”, diz José Theodoro Mascarenhas.

Na opinião de Bruno Antunes, as monarquias não são homogêneas. “Cada Estado tem sua forma de governar e de cobrar a atuação do seu monarca”, enfatiza o historiador.

Atualmente, a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, é a monarca que ocupou o trono britânico por mais tempo. Ela é a chefe de Estado. No Reino Unido, a função de chefe de Governo é de responsabilidade do primeiro-ministro. A rainha tem um papel institucional, representa o país no exterior e em recepções e pode, também, dissolver o parlamento e nomear o primeiro-ministro. Elizabeth II ainda é soberana em 15 países, entre eles Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Jamaica.

Quer saber mais? Então não perca o Direito sem Fronteiras.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares