sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Repórter Justiça

Repórter Justiça destaca a febre dos concursos públicos

O Repórter Justiça desta semana fala sobre concursos públicos. Estabilidade, bons salários, aposentadorias acima da média, garantias exclusivas, são alguns dos atrativos para quem faz concurso para exercer função pública.

Até pouco tempo atrás, uma carreira bem sucedida numa empresa privada, preferencialmente de médio ou grande porte, era o sonho de milhares de profissionais que adentravam anualmente no mercado de trabalho. Mas o cenário está mudando e indústrias, empresas prestadoras de serviço e até o comércio estão se vendo obrigados a ampliar as vantagens oferecidas para conseguir manter um quadro de assalariados com experiência e qualificação.

Apesar de constar da Constituição Federal de 1988 a exigência de realização de concursos para o ingresso na carreira de servidor público, ainda há uma grande carência de regras específicas para a realização dos processos de exame e seleção de candidatos que pretendem ingressar no serviço público.

Mais de dois milhões de pessoas se preparam anualmente para enfrentar a maratona de provas num ritmo exaustivo que chega a levar muitos profissionais a abandonar os seus postos de trabalho e as carreiras originalmente escolhidas para poderem se dedicar em tempo integral e exclusivo aos estudos.

Para o procurador da República Bruno Acioli,"...o concurso tem por finalidade selecionar o melhor, e tendo em vista essa finalidade, o melhor seria uma igualdade de condições e isso tudo se dá no princípio da impessoalidade", afirma.

Nenhum comentário:

Postagens populares