segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Espaço Documentário

Espaço Documentário: Diálogo Judicial Brasil e Estados Unidos 2011

No Espaço Documentário da semana, você vai viajar até Washington para acompanhar os debates, palestras, fóruns e painéis que foram destaque no 2º Seminário que reuniu, na capital norte-americana, o alto escalão dos meios jurídicos do Brasil e dos Estados Unidos.

A biblioteca do Congresso norte-americano se transformou em palco para a discussão de temas atuais, polêmicos, controvertidos e práticos que norteiam a rotina do judiciário nas duas nações.

Ministros brasileiros do Supremo Tribunal Federal participaram de painéis de debate com magistrados dos Estados Unidos e trocaram informações sobre: Constituição, direitos fundamentais, transparência, celeridade, conciliação e resoluções alternativas para disputas judiciais.

O exemplo da Justiça Eleitoral brasileira também foi assunto em debate no Seminário, além das políticas de combate à corrupção nos dois países.

Viajaram para Washington, o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, a ministra aposentada Ellen Gracie, o ministro Gilmar Mendes, o ministro Ricardo Lewandowski, a juíza conselheira do CNJ, Morgana Richa e o secretário-geral do CNJ, juiz Fernando Marcondes. O encontro contou ainda com a presença de diversas personalidades dos meios jurídico e acadêmico do Brasil e dos Estados Unidos.

A proposta do seminário foi promover o intercâmbio de informações, experiências e alternativas práticas entre os dois judiciários e gerar respostas e soluções que aprimorem e modernizem o trabalho da Justiça nas duas nações.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares