domingo, 16 de outubro de 2011

Programa Academia

Academia debate tutela dos direitos da personalidade


Nesta semana, o programa Academia, da TV Justiça, apresenta um debate sobre "A importância da tutela dos direitos da personalidade em decorrência da atividade tecnológica", dissertação do Mestre em Direito Marcelino Sato Matsuda. O estudo destaca a positivação e concentração jurídica dos Direitos Humanos, e foi apresentado à banca examinadora do Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco - UNIFIEO.

De acordo com o autor, dada a impossibilidade de um estudo que englobe todos os ramos do Direito e da Tecnologia, o trabalho apresentado foi centralizado nos conhecimentos dos direitos fundamentais eletrônicos e na tecnologia da internet aplicada aos fatos sociais e econômicos. "Uma das conclusões deste estudo é a comprovação de que a tecnologia e a globalização facilitam a integração dos povos e a interdisciplinaridade das matérias jurídicas, apesar de a legislação vigente em nosso país não ser suficiente para a garantia dos direitos fundamentais, até então", afirmou Matsuda.

O jornalista Rimack Souto comanda o programa Academia, que recebe os convidados Thiago Luís Sombra, procurador do estado de São Paulo e Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); e Eduardo Moreth, advogado e especialista em Direito da Tecnologia da Informação. O programa também apresenta a Bibliografia utilizada no estudo e as publicações de Teses e Dissertações que estão chegando ao mercado editorial. No quadro Mestres e Doutores, destaca o professor de Processo Civil Lúcio Flávio Paiva - Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - que fala sobre sua dissertação de mestrado. No PERFIL, um pouco da trajetória jurídica de Ives Gandra da Silva Martins, professor emérito das universidades Mackenzie, Paulista, e da Escola de Comando do Estado Maior do Exército.

O programa Academia é interativo e busca a participação de todo cidadão envolvido nas questões do Direito. Para participar envie um currículo com o título do seu trabalho para o e-mail: academia@stf.jus.br, a produção entrará em contato.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares