segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Espaço Documentário

Espaço Documentário apresenta a Cinemateca Brasileira

Nesta semana, o Espaço Documentário da TV Justiça conta a história da Cinemateca Brasileira, responsável pela preservação da produção audiovisual do país. O acervo é composto por cerca de 250 mil rolos de filmes, entre longas, curtas, registros familiares e institucionais, guardados no local. São mais de 35 mil títulos que contam a história do cinema brasileiro.

Um acervo de livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes complementam a Cinemateca, como também um Laboratório de Imagem e Som e um Departamento de Restauro e Recuperação de filmes deteriorados. Segundo Olga Futemma, diretora da Cinemateca Brasileira, explica que o órgão possui a maior parte do acervo digitalizado e restaurado em duas versões: preservação e difusão dos produtos do saber: “Quando se fala em sistema de produção, exibição, distribuição, e preservação têm um ou outro aspecto que é fundamental para que esses pés se mantenham. É a formação de público”.

A entidade surgiu a partir da criação do Clube de Cinema de São Paulo, nos anos de 1940, por iniciativa de um grupo de estudantes do curso de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), entre eles, Paulo Emílio Salles Gomes, Décio de Almeida Prado e Antonio Candido de Mello e Souza. A instituição está localizada na Vila Clementino, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares