sábado, 11 de fevereiro de 2012

Repórter Justiça

Repórter Justiça mostra como é feita a ressocialização de presos

A população carcerária do Brasil já supera 500 mil pessoas. Mais do que punir, as prisões brasileiras precisam resgatar esses detentos que um dia voltarão a viver na sociedade. Mas, nosso sistema está preparado para isso? O programa Repórter Justiça desta semana mostra como o trabalho pode ser uma importante ferramenta para ajudar a ressocialização de homens e mulheres que foram parar atrás das grades.

"A sociedade fala assim: o preso tem que trabalhar (...). O castigo é botar para trabalhar dentro do presídio. Mas, o que mais ele quer é trabalhar (...). Se você dá oportunidade, raramente ele vai cometer outro crime. Agora, se você não dá oportunidade, ele acaba cometendo um crime porque é discriminado", conta o diretor da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal, Adalberto Monteiro.

Você vai conhecer os programas desenvolvidos para dar oportunidade a quem se esforça para refazer a vida depois de sair da prisão. É o caso do programa "Começar de Novo", desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O projeto sensibiliza instituições públicas e privadas para que sejam oferecidas vagas de trabalho e cursos de capacitação. Um projeto que virou uma referência em todo o país.

Nossa equipe mostra também como a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do DF auxilia detentos e ex-detentos na busca por uma oportunidade de emprego.

Seja no Zoológico de Brasília ou em empresas privadas, quem conseguiu uma chance, faz planos para uma nova vida longe do cárcere.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares