sábado, 14 de julho de 2012

Meio Ambiente Por Inteiro

Programa mostra pesquisas por terras raras no Brasil

Terras raras é o nome que se dá a um conjunto de minerais que fazem parte da tabela periódica e que podem ser usados na fabricação de itens de alta tecnologia. Esses insumos são alvo de disputas acirradas entre países como China, Estados Unidos, Japão e União Europeia. Para falar sobre as terras raras no Brasil, o programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana recebe o pesquisador do Centro de Tecnologia Mineral - CETEM - Ronaldo Santos, e o professor de Geologia do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília José Wilson.

O programa revela que, no Brasil, o governo intensificou as pesquisas por terras raras. No ano passado, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) recebeu inúmeras solicitações de estudos geológicos para identificar depósitos e o país pode ser uma nova fronteira global desses minérios. Nas reservas, eles passam por uma cadeia produtiva até chegar ao resultado final. E podem ser usados em produtos para polimento de vidros, lentes, imãs, refino de petróleo, catalizadores, veículos elétricos e trens. Mas é na alta tecnologia que os minérios de terras raras são mais usados, como em celulares, tablets e televisões com telas de LCD. Os produtos são fabricados com elementos que têm propriedades físicas e químicas que ajudam nos dispositivos de comunicação.

Apesar do nome, terras raras, o pesquisador do Centro de Tecnologia Mineral explica que os minérios não são tão raros assim. "Eles foram associados ao solo em camadas mais superficiais que foram chamadas inicialmente de terras raras, mas é um equívoco achar que elas são raras. Elas ocorrem disseminadas, distribuídas em várias ocorrências minerais, mas são bastante volumosas. Exemplificando, são mais volumosas que o cobre", esclarece.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares