sábado, 14 de julho de 2012

Repórter Justiça

Voto: o futuro do país

É por meio do voto que o brasileiro decide os rumos do país. Nesta semana, o Repórter Justiça explica os sistemas adotados no Brasil para escolha de candidatos a mandatos eleitorais. "Para presidente da República, senador, governador, prefeito, usa-se o sistema majoritário. Para a Câmara Federal, Estadual e de vereadores usa-se o modelo proporcional", explica o ministro aposentado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Walter Costa Porto.

O programa mostra quem está obrigado a votar e para quem o voto é facultativo. O que é preciso para ter o título eleitoral, transferir o documento para outra cidade e até como votar se estiver morando em outro país. O trabalho da justiça eleitoral durante o ano todo, para dar cada vez mais transparência, segurança e celeridade ao pleito, também é destaque na TV Justiça. "Termina uma eleição, nós fazemos a análise das lições aprendidas, registramos aquilo que teve um desempenho e aquilo que precisa ser melhorado", conta o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino.

O Repórter Justiça traz ainda a biometria e os mecanismos para impedir a eleição daqueles que desrespeitam a legislação.

Mande sua sugestão para o programa pelo email reporterjustica@stf.jus.br.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/ 

Nenhum comentário:

Postagens populares