sábado, 26 de outubro de 2013

Fórum

Fórum debate cadastro positivo: banco de dados dos bons pagadores

O Cadastro Positivo já começou a ser feito aqui em Brasília pelo SPC - Serviço de Proteção ao Crédito - e o processo é simples. Basta que a pessoa interessada preencha um formulário com os dados pessoais e em seguida entregue o documento assinado. As informações são digitalizadas, vão para um banco de dados e ficam disponíveis para os associados da Câmara de Dirigentes Lojistas.

O advogado especialista em Direito do Consumidor Walter Moura explica que o nome correto deixa de ser cadastro e passa a ser banco de dados. “A ideia que se tem hoje é de que vai ser feita a utilização desses dados com o histórico dos bons pagadores, mas com o cuidado de resguardar a pessoa”, diz.

Para o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF, Antônio Xará, os dados positivos vão mudar completamente a vida do consumidor. “O cadastro veio fazer frente ao banco de registro de negativações, que é o banco de dados onde as pessoas que não cumprem com suas obrigações são registradas”. Explica também que os associados e lojistas têm como alternativa a possibilidade de inserir o nome no banco de dados de restrições ao crédito. Para ele, a grande vantagem do cadastro positivo é que, no momento em que esse consumidor aceita participar, ele tem que fazer um termo concordando com essa adesão tanto para o cadastro do banco de dados que ele deseja quanto para os outros bancos.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares