sábado, 11 de janeiro de 2014

Meio Ambiente por Inteiro

Felinos silvestres estão ameaçados de extinção

O programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana traz como tema os felinos, que são cheios de curiosidades. Por exemplo, você sabia que a onça pintada é o maior felino do continente americano e pode pesar até 135 quilos? E que nenhum tigre tem listras iguais a outro tigre? Ele é o maior dos felinos selvagens. O leão, por sua vez, alimenta-se principalmente de zebras, veados e girafas, e come até sete quilos de carne por dia.

Ao lado das curiosidades, a realidade da ameaça de extinção. No Brasil, a maioria corre o risco de desaparecer, principalmente pela destruição do habitat natural e pela caça predatória. Você vai conhecer o trabalho da Ong Nex, no Distrito Federal (DF), que faz de tudo para garantir a sobrevivência dos felinos. Os animais que chegam ao local foram vítimas de tráfico ou de maus tratos. E, neste caso, os maus tratos não são apenas agressões. Impedir que eles vivam no habitat natural e de acordo com as características próprias também é crime. “Lá na ong tem uma onça parda que era tratada como cachorro pelo dono. Vivia na coleira e tomava banho de xampu. Isso é um absurdo”, afirma a voluntária da Ong Nex Elaine Cipriano.

Veja também no programa as iniciativas do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio) para preservação dos felinos e o projeto Onçafari, uma iniciativa desenvolvida no Pantanal Matogrossense e direcionada à onça pintada. Outra ação que tem ajudado a impedir o tráfico  é a microchipagem. Um pequeno chip, com todas as informações sobre o animal, é colocado no felino, o que permite aos zoológicos e outros órgãos competentes saberem que animal é aquele, de onde veio e a quem pertence.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares