sábado, 1 de fevereiro de 2014

Fórum

Rolezinho, encontros que ganham repercussão nas capitais brasileiras

Um encontro polêmico e que tem dado o que falar. É o chamado “rolezinho” que ganhou visibilidade em um shopping de São Paulo, quando cerca de seis mil adolescentes seguiram para o local. Na ocasião, algumas lojas foram saqueadas e jovens foram agredidos. Com a frequência de encontros marcados em diversos shoppings do país, criou-se a discussão sobre o direito desses centros comerciais exercerem controle de acesso ou identificação de frequentadores. Mas, será que isso é permitido? Ou é ferir o direito de ir e vir do cidadão?

Para falar sobre este assunto, o Fórum recebe o antropólogo José Zuchiwschi e o advogado Gildásio Pedrosa de Lima. “Em termos jurídicos, os empresários de shoppings ou o condomínio do empreendimento não podem discriminar ninguém, ou cercear o direito de ir e vir de cada um escolhendo quem entra e a que horas entra no shopping. E, de certa forma, o que esses jovens estão querendo é visibilidade”, esclarece o advogado.

Situação que cria mais uma polêmica. Como fica, então, o direito do lojista diante do impasse? Para Zuchiwschi, é preciso usar uma balança jurídica, porque um direito se sobrepõe  a outro. “Esse é um fenômeno recente e que deve ser analisado sobre vários pontos de vista: a questão social, a falta de oportunidade de lazer desses jovens e o fato de não serem vistos pelo Estado. Mas, também, é preciso analisar a questão prática do próprio shopping, que tem como objetivo social e econômico administrar um centro comercial proporcionando aos lojistas e frequentadores segurança e conforto”, explica o antropólogo.

Tudo isso e muito mais você acompanha no Fórum desta semana. Não perca!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares