sábado, 19 de abril de 2014

Meio Ambiente por Inteiro

Os desafios para garantir a água no Brasil

O Brasil tem 12% da água doce disponível no planeta. Essa informação seria motivo de comemoração, se não fosse o risco de racionamento que existe. O mesmo país que está no topo da lista com relação à propriedade dos recursos hídricos luta para combater a escassez. O Meio Ambiente por Inteiro, diante do cenário que preocupa a todos, fala sobre a preservação da água. Você vai ver algumas das causas que levaram o país a chegar a essa situação e a opinião de especialistas quanto ao que pode ser feito para mudar o cenário e garantir o recurso para as próximas gerações.

O programa vai mostrar o que está ocorrendo com o Sistema Cantareira, destinado a captação e tratamento de água para a Grande São Paulo, que está em crise. Você vai ver também o quanto se perde de água na distribuição e o velho problema do desperdício. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, o brasileiro gasta muito mais água do que deveria. A agricultura, por exemplo, consome cerca de 70% da água. “Temos a cultura de que é preciso usar muita água para a planta crescer mais rápido. Isso não é verdade. É preciso adotar a cultura da produtividade hídrica, que se baseia em produzir com menos água”, explica o coordenador de Água Doce do Programa de Conservação da Mata Atlântica e das Savanas Centrais, da Ong The Nature Conservancy. O programa percorreu o Lago Sul, um bairro nobre em Brasília, considerado pela ONU campeão no desperdício. São cerca de mil litros de água por pessoa, todos os dias.

Você vai ver também iniciativas de cidadãos, ONGs e órgãos públicos para garantir a preservação do recurso. A Rios Voadores, por exemplo, lançou uma campanha que busca, inclusive, ensinar professores a orientarem os alunos sobre a importância da água. “O bem estar do país, das pessoas e a nossa saúde dependem de água. E a água no Brasil depende de uma vegetação preservada. A sustentabilidade depende da floresta protegida”, conclui o ambientalista da ONG Gerard Moss.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares