sexta-feira, 16 de maio de 2014

Iluminuras

Uma mala nas mãos e uma ideia na cabeça

A aventura de contar histórias de Maurício Leite começou numa aldeia indígena na Ilha do Bananal, no Tocantins, em 1980. Depois seguiu por comunidades rurais do estado, ganhou a região Centro-Oeste, o Brasil e o mundo. A trajetória de mais de 30 anos incentivando a leitura e aproximando as crianças dos livros levou o educador a ser indicado, em 2012, a receber o prêmio do Conselho Sueco das Artes – considerado um dos mais importantes prêmios da literatura infantil do mundo.

A ideia fixa na cabeça de Maurício é estimular a leitura como uma atividade prazerosa e não uma obrigação. Ele acredita que só assim é possível formar os leitores do futuro.  O projeto “Malas de Leitura” é dividido em quatro etapas por ano. Em cada uma delas são apresentados às escolas e comunidades cerca de 30 livros. Anualmente, esses novos leitores têm acesso a 120 títulos.

Maurício Leite é o primeiro convidado do programa Iluminuras desta semana, que recebe também o advogado Márcio Moraes. Formado em Direito pela PUC-GO e mestrando em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela PUC-GO, Moraes é coordenador da Subcomissão de Ordenação das Cidades da OAB-GO. O autor acredita que Direito e Literatura estão intimamente ligados porque o Direito seria uma construção e os textos - técnicos e literários - são os instrumentos necessários para essa construção. O Iluminuras desta semana está imperdível!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares