sábado, 30 de agosto de 2014

Fórum

Patrimônio Cultural é tema de debate no Fórum

Danças populares, festas e tradições são consideradas patrimônio cultural do Brasil. O Fórum desta semana recebe a coordenadora do setor de Cultura da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Patrícia Reis Bráz, e a diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial (IPHAN), Célia Corsino, que esclarecem como a legislação trabalha para garantir a preservação da cultura. 

A definição de patrimônio cultural, ou imaterial, pode gerar dúvida quanto ao conceito. A representante do Iphan explica: “as formas de expressão, as celebrações, os lugares que têm referência, os modos de fazer e de pensar podem ser considerados como patrimônio imaterial. Isso é importante para a cultura de um país”. 
As formas de preservação desses tipos de patrimônio também são abordadas no programa. “Tanto o tombamento quanto o registro são instrumentos que o país adota para determinada política de preservação do patrimônio. A convenção que trata da salvaguarda do patrimônio imaterial foi adotada em 2003 e o Brasil, entre 140 países, participa”, diz a coordenadora da Unesco. 

Quer saber mais? Então não perca o Fórum.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares