sábado, 29 de novembro de 2014

Fórum

Família e escola: qual é o papel de cada uma?

Desde o mês de abril de 2013, quando foi sancionada a Lei 12.796, os pais e responsáveis passaram a ser obrigados a matricular as crianças na escola mais cedo, com quatro anos. Os responsáveis devem garantir, também, que as crianças permaneçam estudando até os 17 anos. As normas alteram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e determinam que estados e municípios tenham até 2016 para garantir a oferta de vagas.

A lei impõe normas em relação à idade para a criança passar a frequentar a escola. Mas qual é o papel da família na educação dos filhos? Os pais estão transferindo para a escola a responsabilidade de educar as crianças? Esses são exemplos de questionamentos do programa Fórum desta semana, que recebe a professora e diretora educacional Consuelo Carvalho e a Promotora de Justiça de Defesa da Educação do Distrito Federal Cátia Vergara.

“Em se tratando da lei, posso dizer que a criança sai ganhando em todas as áreas. No mundo atual, o tempo que os pais têm para passar com os filhos é cada vez menor. Então, na escola, a criança ganha com a socialização e interação com os pares. Mas a educação cabe tanto à escola quanto a família”, enfatiza Consuelo Carvalho.

Para a promotora, é preciso levar em consideração que a sociedade mudou e, consequentemente, a escola também. “Hoje, cabe à escola o papel de transmitir valores, junto com a família. Mas os pais têm que se fazer presentes, pois cabe a cada um fazer a sua parte”, conclui.

Quer saber mais? Então não perca o Fórum.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares