sábado, 13 de dezembro de 2014

Meio Ambiente por Inteiro

Extinção é um problema irreversível no meio ambiente

O Meio Ambiente por Inteiro desta semana trata de um tema delicado, que é a extinção de espécies de plantas e animais. Muitas preciosidades vistas no país desapareceram, inclusive pela ação do homem. O programa mostra que, diante desse cenário, surgem iniciativas para preservar informações do que desapareceu e do que corre o risco de não mais existir.

Aves, felinos, anfíbios, répteis... Quando o assunto é extinção, nem esses nem outros animais deixam de correr risco. O Brasil é rico em biodiversidade, mas muitas belezas raras não fazem mais parte do cenário. “Quando uma espécie dessa mega biodiversidade é perdida, não volta mais. Nesse caso, não existe mais o conjunto de genes que deu origem a uma espécie, nem as condições que motivaram sua origem”, afirma o doutor em Ciências Biológicas Fabrício Escarlate.

A realidade preocupa. Tanto que especialistas têm tomado providências para guardar em verdadeiros cofres informações sobre diversas espécies que estão na lista de extinção. São procedimentos que ajudam, inclusive, na preservação. Entre as iniciativas está a criação de herbários, verdadeiras bibliotecas onde, no lugar de livros, há dados, principalmente, de plantas de uma determinada região. O programa mostra exemplos de herbários do Pará, Brasília, Pernambuco e São Paulo.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares