sábado, 11 de abril de 2015

Meio Ambiente por Inteiro

A favela ao lado da capital do país 

O Meio Ambiente por Inteiro desta semana traz como tema o Sol Nascente, localizado no Distrito Federal, a aproximadamente 30 quilômetros de Brasília, e que hoje é a segunda maior favela do país. O programa mostra como surgiram as primeiras casas e os impactos ambientais dessa ocupação numa área antes cheia de nascentes e de vegetação nativa.

Até a década de 80, no local só havia chácaras e os produtores investiam no cultivo de frutas, legumes e hortaliças para abastecer a capital do país. Esse cenário mudou ao longo dos anos. Há quatro anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que na região havia 56 mil habitantes. Hoje, o Sol Nascente já é a segunda maior favela do Brasil. Só perde, em população, para a Rocinha, no Rio de Janeiro, também de acordo com o Censo do IBGE de 2010.

As pessoas que moram no Sol Nascente enfrentam problemas provocados pela ocupação irregular e pelo crescimento desordenado. Entre os problemas estão alagamentos, erosões e contaminação dos lençóis freáticos. “Nós temos vários danos importantes nesse local. Foi uma ocupação sem a menor avaliação ambiental. As ruas não respeitam padrão de contenção de erosões. Você tem a própria Bacia do Descoberto comprometida porque ainda não há saneamento”, afirma Frederico Flósculo, professor da Faculdade de Urbanismo da Universidade de Brasília.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br

Nenhum comentário:

Postagens populares