sábado, 25 de julho de 2015

Repórter Justiça

Resolução obriga fabricantes a alertar consumidores sobre alimentos alérgenos

O consumidor tem mais um inimigo dentro do supermercado, além da inflação. São os rótulos dos produtos, que nem sempre informam em detalhes o que está na composição do alimento. O programa mostra a aventura do jornalista Dalton Almeida ao fazer compras. É difícil encontrar alimentos sem glúten, por exemplo. Dalton tem a doença celíaca.

O Repórter Justiça foi a uma indústria de alimentos em Brasília para mostrar como é a embalagem e a rotulagem de produtos. Uma engenheira de alimentos que cuida da entrada, análise e saída dos produtos vai explicar como deve funcionar do ponto de vista jurídico. O programa mostra, ainda, como as empresas devem agir quando surge uma nova resolução que determina mudança em embalagens ou rótulos.

Uma prática muito comum, considerada irregular pelos órgãos de defesa do consumidor, é a alteração no tamanho e no peso dos produtos sem aviso prévio aos consumidores. Indústrias foram multadas por modificar o peso de produtos sem avisar ao consumidor na embalagem. “Em 2002, foi editada, pelo Ministério da Justiça, portaria que trata especificamente da redução nos produtos. A redução é uma decisão dos fabricantes, mas, existindo, deve ser informada ao consumidor durante pelo menos três meses”, explica Amaury Oliva, diretor de Departamento no Ministério da Justiça.

Tudo isso e muito mais você vai assistir no Repórter Justiça.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares