sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Grandes Julgamentos do STF

Os direitos fundamentais, a disciplina e hierarquia das Forças Armadas são tema do Grandes Julgamentos do STF

O programa desta semana apresenta decisão do Plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a retirada de expressões consideradas discriminatórias a homossexuais de um dispositivo do Código Penal Militar (CPM). A decisão atinge um artigo do decreto lei que tipificava como crime militar “pederastia ou outro ato de libidinagem”, com pena de detenção de seis meses até um ano. A ação foi ajuizada pela Procuradoria Geral da República, que alegava violação aos princípios da isonomia, da dignidade humana e do direito à privacidade.

Por maioria, a Corte aceitou em parte o pedido do Ministério Público. Retirou da lei as expressões ‘pederastia ou outro’ e ‘homossexual ou não’. Foram invalidadas as expressões com caráter discriminatório, mas o tipo penal estabelecido pelo Código Penal Militar foi mantido. “A prática de ato sexual ou de atos libidinosos, ainda que consensuais, no local de trabalho, pode e frequentemente constituirá conduta imprópria, seja no ambiente civil ou militar, e no Direito, é um comportamento sancionado. Portanto, não está em discussão a possibilidade de se sancionar questão de conduta imprópria no local de trabalho e sim a natureza e o grau da sanção”, ressaltou o ministro Roberto Barroso, relator da ação julgada no STF.

O professor especialista em Direito Militar Leandro Antunes explica as peculiaridades que diferenciam o Código Penal Militar ao comum destinado aos civis. Destaca ainda a importância da hierarquia e disciplina no ambiente das Forças Armadas e fala das sanções previstas no Código Penal Militar, criado em 1969, período de ditadura militar no Brasil.

Grandes Julgamentos do STF!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares