sábado, 3 de outubro de 2009

Programa Iluminuras

Professora apresenta livro sobre o surgimento da greve

No programa desta semana você vai conhecer mais uma obra rara que encontramos no sebo mais antigo de São Paulo. Trata-se da Livraria e Antiquário Calil, que está no mercado alfarrabista há 60 anos. A obra rara Des Chroniques D Engeuerran de Monstrelet foi publicada em Paris, por Guillaume Chaudiere, em 1572.

O quadro Encontro com Autor apresenta uma entrevista com Fernanda Barreto Lira, mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e professora universitária. Ela vem ao programa para falar sobre sua obra "A Greve e os Novos Movimentos Sociais". A autora explica como a greve surgiu no Brasil e no mundo: "A greve é um fenômeno da modernidade, do industrialismo e ela surgiu pela insatisfação que o capitalismo provocou nas pessoas que precisavam viver do trabalho".

No quadro Ex-Libris você vai conhecer os livros preferidos do conselheiro da OAB-DF Osmar Alves de Melo. Apesar de não vir de uma família de estudiosos, o interesse dele pelos livros vem desde muito jovem. Além de obras de Direito, ele tem fascínio por obras sobre religiões e história. E o programa mostra ainda uma seleção com alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: "O Alcance da Coisa Julgada na Ação Civil Pública", de Cesar Henrique Kluge, da Editora LTR; "Constitucionalismo Dirigente e Pós-Modernidade", de Miguel Calmon Dantas, da Editora Saraiva; e "Comentários à Lei Complementar nº 116/03 - De Advogados para Advogados", coordenado por Adolpho Bergamini e Dirego Marcel Bomfim, MP Editora.


Nenhum comentário:

Postagens populares