terça-feira, 2 de março de 2010

Programa Iluminuras

Iluminuras entrevista autora sobre registros paternos

No programa desta semana você vai conhecer uma obra rara chamada "Lições de Direito Criminal", de Braz Florentino Henriques de Souza, publicada em 1872. O livro traz uma compilação de diversos trabalhos eruditos desse professor, sob responsabilidade de seu filho. Na obra, ressalta-se a preocupação dele em relação ao Direito Penal comparado, especialmente ao Romano, da Inglaterra, da Baviera e da Prússia, além do Francês. Braz Florentino Henriques de Souza nasceu em 1825, foi professor de Direito Civil na Faculdade de Direito de Recife e aclamado nome da área dos estudos criminais durante o Império. Ele morreu com apenas quarenta e cinco anos e desempenhou um papel crucial na formação do nosso Direito Penal.

No quadro Encontro com Autor você acompanha uma conversa com Ana Liési Thurler, doutora em Sociologia e mestre em Filosofia. Ela vem ao programa conversar sobre a obra: "Em nome da mãe - O não reconhecimento paterno no Brasil". "Nós podemos estimar que um número importante de crianças a cada ano fica sem reconhecimento paterno. Inclusive se nós formos comprar com outro país, como pro exemplo, a França, que tem menos de dois por cento, uma incidência absolutamente aceitável, o Brasil deve ter, é uma estimativa, entre vinte e vinte cinco por cento", explica.

No Ex-Libris você vai conhecer os livros preferidos do advogado e professor Cristiano Fernandes. Ele trabalha há 14 anos na área empresarial e tributária. Pós-graduado em Direito Tributário e Processo Civil, Cristiano Fernandes é vice-presidente da Comissão de Precatórios da OAB-DF e professor de Direito Comercial. E o programa mostra também alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: "Prática Forense Trabalhista", de Leandro Nascimento Soares, da Editora LTR; "Prova", de Luiz Guilherme Marinoni e Sérgio Cruz Arenhart, da Editora Revista dos Tribunais; e "Efeitos do Negócio Jurídico Nulo", de Hamid Charaf Bdine Jínior, da Editora Saraiva.

Nenhum comentário:

Postagens populares