sexta-feira, 5 de março de 2010

Repórter Justiça

Repórter Justiça comemora o Dia da Mulher falando de saúde

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, as conquistas relativas à garantia de espaço na sociedade e as lutas emancipativas sempre voltam à pauta dos brasileiros. Porém, quase sempre, fica à margem do debate um direito básico: a saúde. Além de ser uma garantia da Constituição Federal, para as mulheres, a saúde requer atenção específica. É como diz a auxiliar de cozinha Antonia Matos: "A mulher engravida, carrega o filho durante nove meses, cuida da casa, cuida dos filhos, ainda cuida do marido, trabalha fora,... É difícil a vida da mulher!" A história de Antonia Matos é uma das que você vai conhecer no Repórter Justiça desta semana.

No programa, você vai conhecer um grande desafio para as ações de saúde pública: o número de mulheres contaminadas por doenças sexualmente transmissíveis, mesmo aquelas que têm parceiro fixo. Outro problema é o aborto. Apesar de ser crime no Brasil, a prática é uma das maiores dores de cabeça para a saúde pública no país.

A existência de uma política especial do Ministério da Saúde voltada para a mulher assegura alguns direitos. Mas que direitos são esses? Será que eles são colocados em prática?

Nenhum comentário:

Postagens populares