segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Programa Diversidades

Alimentação sem produtos animais – saiba como vivem os veganos

Alguns povos da antiguidade acreditavam que ao abolir uma alimentação sem o sacrifício de animais, teriam uma vida superior e o corpo purificado. Atualmente milhares de pessoas no mundo inteiro optam por não comer nenhum tipo de produto que tenha origem animal por várias razões. Entre elas, preservar a saúde, e também por causa do modo industrial de produção desses alimentos que, segundo essas pessoas, submete os animais a um processo extremamente doloroso, do nascimento ao abate. São os chamados veganos, que evitam usar inclusive, vestimentas feitas de bichos e cosméticos que tenham sido testados em animais. No programa Diversidades desta semana você vai conhecer a história de pessoas que abandonaram todo e qualquer tipo de carne animal, leite, ovos e derivados, e que decidiram por uma alimentação mais saudável e menos cruel.

Em Brasília, no Distrito Federal, a banda de hardcore "¿Que Pasa Cabrón?" é formada por quatro integrantes, sendo três veganos, e um vegetariano. No programa, eles cantam a música "Pílula Vermelha", que trata do veganismo. "Meu ponto de vista sobre veganismo é a relação entre o ser humano e a terra. Eu acredito que qualquer animal que está sobre a Terra tem o mesmo direito que nós, de estar livre. E eu acredito que a exploração de um pelo outro é errada", desabafa Clauber Costa, guitarrista da banda.

Conheça também o dia a dia da família de Simone de Lima. Ela, o marido e os filhos procuram levar uma vida vegana, pela consciência de não maltratar os animais. Há muitos anos, eles aboliram a carne da mesa. "Eu gosto tanto de vaca, é um bicho tão bonito, tão legal, sensível, como é que eu estou comendo vaca? Isso não faz muito sentido. É aquela coisa de cair a ficha: eu não mataria um frango com as minhas mãos, não cortaria, depenaria para fritar e comer, então por que essa hipocrisia de pagar para outra pessoa fazer? É por que eu gosto do sabor? Eu gostava muito do sabor, mas se eu gostasse do sabor de cachorro, eu iria comer cachorro? Não!", explica Simone.

Você vai ver ainda no Diversidades as dicas da culinarista vegana, Marina Corbucci. Ela pesquisa, inventa e adapta receitas sem utilizar nenhum tipo de produto animal.

Diversidades - histórias de brasileiros... de verdade!

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares