sábado, 4 de dezembro de 2010

Programa Carreiras

Carreiras fala sobre causas oriundas de concursos públicos

Quem não quer hoje em dia um bom emprego que garanta feriados e uma renda capaz de oferecer qualidade de vida? Justamente por esses benefícios, os concursos públicos são bastante concorridos. Mas garantir a vaga depois de fazer as provas pode não ser tão simples. Quando algum problema impede o candidato de assumir a vaga, um advogado que entenda do assunto pode fazer toda a diferença.

Neste Carreiras conversamos com o advogado José Vanio Sena, formado também em Ciências Contábeis e pós graduado em Auditoria. Dr. Sena, como é conhecido, é Presidente da Associação Brasileira de Candidatos a Concursos Públicos (ABCP), presta consultoria a estudantes de todo o Brasil e faz palestras preventivas, onde ensina como se evitar dores de cabeça na hora de fazer um concurso.

E qual é a hora de acionar esse profissional? "O candidato pode entender que a hora seria o prazo final do recurso na via administrativa, aquele pedido de reconsideração de sua exclusão no concurso à banca examinadora (...) ação de concurso na via judicial é de difícil êxito", explica o advogado.

Descobrimos que grande parte das questões que vão parar na justiça diz respeito às provas discursivas. Sobre elas o entrevistado tem a seguinte opinião. "A meu ver, provas discursivas em concursos públicos só deveriam haver para cargos que necessitam exercer a capacidade de redação. Como é o caso de um Juiz para elaborar uma sentença, redigir um acórdão, um jornalista para redigir um texto jornalístico".

A equipe formada pelo advogado trabalha simultaneamente com estudantes em várias partes do país, e usam a tecnologia para a eficiência do serviço. Vídeo conferências, emails, celulares são fundamentais para atender demandas de diferentes estados, conta o advogado Marcus Christo. "Um debate de estratégia processual, que sempre ocorre na hora dos recursos ou petições iniciais, é todo reformulado nesses recursos de tecnologia. É como ele estar em Belo Horizonte, eu em Brasília, e o Bernardo em São Paulo. A gente conversa a cada momento". Bernardo Gonzaga, a quem se refere Christo, é outro advogado que compõe a equipe, integrada também por uma estagiária.

Neste programa você vai entender como se preparar para ser esse tipo de advogado e ter sucesso num mercado promissor. José Vanio dá dicas de literatura e surpreende ao indicar um clássico para crianças e adultos "O Pequeno Príncipe", de Antonie de Saint-Exaupéry. Entenda o porquê da indicação.

A estudante Juliana Carrinho participou da gravação e se surpreendeu ao descobrir o que a legislação não assegura vaga aos aprovados. "A Constituição Federal não obriga o órgão a chamar nem o primeiro classificado, nem existe lei. Se o órgão não chamou o candidato que passou dentro do número de vagas, ele tem que bater às portas da justiça. Infelizmente", explica.

Estudantes gravaram suas perguntas e participaram do programa. Quem sabe uma delas pode ser a sua dúvida? As respostas estão prontinhas para você!


Livros:

- CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
Celso Antônio Bandeira de Mello
Ed. Malheiros

- MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO
José Santos Carvalho Filho
Ed. Lúmen Júris

- O PEQUENO PRÍNCIPE
Antonie de Saint-Exaupéry
Ed. Agir

- DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E DIREITOS FUNDAMENTAIS
Ingo Wolfgang Sarlet
Ed. Del Rey

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/index.php

Nenhum comentário:

Postagens populares