sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Repórter Justiça

Repórter Justiça discute o tema voluntariado

O Repórter Justiça desta semana fala sobre voluntariado. A atividade que mobiliza milhões de pessoas em todo o mundo virou diferencial significativo na hora de disputar uma posição destacada no mercado de trabalho.

Segundo a Organização das Nações Unidas, a ONU, o Brasil tem cerca de 42 milhões de pessoas envolvidas com o trabalho voluntário, sendo que 53% do total é caomposto pelo sexo feminino. São pessoas que aliam a experiência profissional e de vida, ao desejo de contribuir com a cidadania e tentar iniciar os processos de mudanças em locais remotos, cidades e até mesmo países como, por exemplo, o Haiti.

No Brasil o trabalho voluntário é regulamentado por lei desde 1998 e não prevê vinculo empregatício nem obrigações trabalhistas. No plano internacional, só no ano passado, aproximadamente 7.500 pessoas atuaram em mais de 100 países recrutados pela ONU. Essas pessoas são incentivadas pelos benefícios que o status de voluntário internacional pode gerar no mercado de trabalho em seus países de origem.

Para Alaíde de Oliveira, voluntária que ajuda deficientes visuais a concluírem os estudos, "... é obviamente uma realização pessoal, porque o voluntariado tem que ser uma coisa que todo mundo deveria fazer. Ceder um pouco de tempo para ajudar o próximo", conta.

Publicado Pela TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares