segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Programa Diversidades

Qual a receita para uma velhice feliz?

O programa Diversidades desta semana traz a experiência e a história de quem já passou dos 70 anos de idade, e continua com sede de viver. Saiba o que essas pessoas têm feito para viver mais e melhor.

Você vai conhecer a vida de Maria Amélia Pereira (70) e José Júlio Pereira (74), casados há 47 anos. Ela sempre foi dona de casa e cuidou da educação dos cinco filhos. Ele era comerciante e tinha que trabalhar muito para sustentar a família. Hoje, aposentados, eles moram em Brasília e têm uma vida bastante ativa: fazem caminhada, aulas de musculação, yoga, e dança. "A gente não para. Quando eu mudei para cá, eu trouxe um punhado de linha para fazer crochê, porque eu gosto muito de fazer crochê. Mas essas linhas estão aí, guardadas. Não tenho tempo de fazer crochê!" se diverte Maria Amélia. Para o casal, as atividades fora de casa são muito importantes para garantir uma velhice feliz. "Você tem que procurar ter lazer, fazer ginástica, não deixar nunca de fazer caminhada, isso é muito importante para saúde", ensina José Júlio.

Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa de vida está aumentando cada vez mais - hoje a média ultrapassa os 73 anos. E um dos principais fatores para o aumento da expectativa de vida é a educação. É por meio dela que a pessoa se preocupa mais com a higiene pessoal, com a prevenção de doenças por meio das vacinas, e também pelo fato da pessoa conseguir entender as mensagens do corpo.

Cenyr Nadal, de 75 anos, começou a estudar depois dos 40. Ela conta que a batalha diária de ter que dar conta dos estudos, do marido e dos três filhos foi difícil, mas também recompensadora. Formada em Sociologia, ela trabalhou com deficientes e idosos ao longo da vida profissional. Hoje, aposentada, ela própria faz parte de um grupo de idosas com quem divide os acontecimentos do dia a dia. "Esse grupo traz a convivência. Uma precisa da outra, cada uma conta sua historia, o que aconteceu naquela semana, o que aconteceu com o neto. A gente se respeita muito e gosta muito uma da outra. E a gente gosta também de contar piada, tem um dia que é o dia do riso. A gente se diverte", conta.

Diversidades - histórias de brasileiros... de verdade!

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/index.php

Nenhum comentário:

Postagens populares