domingo, 30 de janeiro de 2011

Programa Via Legal

Via Legal mostra um raio-x do Sistema Penitenciário Federal

Um diagnóstico do
Sistema Penitenciário Federal. Este é um dos temas do quarto e último programa da série retrospectiva 2010. Alessandra de Castro esteve em Catanduvas (PR), Mossoró (RN), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO) para mostrar como vivem os presos mais perigosos do país. As quatro unidades abrigam hoje cerca de 500 homens. Em 2010, uma comitiva ligada à Corregedoria Geral da Justiça Federal esteve nas penitenciárias. O resultado das visitas foi encaminhado ao Ministério da Justiça que responde pelo sistema que começou a funcionar em 2006.

Ainda sobre a situação de quem vive atrás das grades, Juliano Domingues apresenta o projeto Sol Redondo. Desenvolvido no Rio Grande do Norte, o programa tem garantido a recuperação de presos que cometeram crimes como homicídio e tráfico de drogas. Para o responsável pela iniciativa, o juiz federal Mário Jambo, a medida é uma forma de permitir que os condenados repensem a própria vida e construam um futuro diferente, longe do crime.

Viviane Rosa recorda casos de excessos e até de tortura cometidos dentro de quartéis de todo o país. O assunto tem sido discutido nos tribunais com uma frequência cada dia maior. O comando das Forças Armadas nega as denúncias e garante punir com rigor quem abusa da violência durante os treinamentos.

Ainda nesta edição, o Via Legal recorda os efeitos da decisão judicial que obrigou o Estado a identificar as ossadas encontradas em um cemitério clandestino de são Paulo. A espera das famílias já durava 20 anos quando o assunto voltou aos tribunais. Para as famílias das vítimas, a ordem representa esperança de encerrar de vez um drama que chocou o país.

O Via Legal também pode ser visto pela internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com

Exibições:

Quarta - 21h30
Sexta - 18h
Domingo - 18h
Terça - 12h


Nenhum comentário:

Postagens populares