sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Repórter Justiça

O drama das populações refugiadas no Repórter Justiça

Nesta semana o Repórter Justiça mostra a difícil realidade de quem precisa recomeçar a vida em uma nação completamente diferente.

Atualmente no Brasil existem mais de 4.300 refugiados, oriundos de 75 diferentes nações, reconhecidos e vivendo legalmente no país.

O Brasil foi o primeiro país do cone sul a adotar medidas em prol dos refugiados ao abraçar uma legislação específica para todas as pessoas que, por razões ideológicas, políticas, religiosas e sociais, sofrem perseguição e precisam deixar sua terra natal em busca de proteção e sobrevivência.

Uma história de vida deixada para trás em nome da sobrevivência. Quem troca o rincão natal por terra estrangeira, carrega na bagagem muito mais que medo e incerteza. Ser obrigado repentinamente a se adaptar a hábitos, comportamentos e culturas completamente diferentes do que estão acostumados, por vezes é difícil e dolorido.

Muitos necessitam de um albergue, outros dependem de contribuição financeira. Não é fácil o recomeço em terra estrangeira, mas instituições nacionais e internacionais desempenham um papel imprescindível para garantir a readaptação e os direitos humanos dessas pessoas.

Para Luiz Fernando Godinho, porta voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados no Brasil, " o ACNUR trabalha muito próximo ao Governo Federal e ao poder público, auxiliando na elaboração de políticas públicas, na análise de casos, trazendo informações que possam auxiliar nas decisões," explica.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares