segunda-feira, 16 de maio de 2011

Justiça em Foco

Justiça em Foco aborda o Tribunal de Justiça do Espírito Santo

O programa Justiça em Foco desta semana mostra o Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Você vai ver um perfil do presidente da Corte, desembargador Manoel Alves Rabelo. Ele nasceu em Minas Gerais, na cidade de São Geraldo do Baixio e foi criado em Mantenópolis, no norte do Espírito Santo. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo e também em Ciências Físicas e Biologia. É mestre e doutor em Direito Administrativo. Em 1980 entrou para a Magistratura; em 1994 assumiu o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, onde foi ouvidor Geral, vice corregedor e corregedor Geral de Justiça. É presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo desde janeiro de 2010.

O Espírito Santo é o estado da região Sudeste com o menor número de habitantes: 3 milhões e 400 mil. Ocupa o sétimo lugar em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Apesar da colocação, a população convive com uma das maiores taxas de homicídio do país.

Totalmente informatizado, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo trabalha para reduzir a distância entre o cidadão e o poder Judiciário. Hoje, as 69 comarcas do estado estão interligadas. Atualmente, 295 juízes e 26 desembargadores integram o Tribunal de Justiça do Espírito Santo.

Entre os casos famosos julgados no estado está o assassinato da menina Araceli Cabrera Crespo, na década de 70. Já nos anos 90, o líder do Movimento Sem-Terra, José Rainha, foi julgado em júri popular. E nos últimos dez anos, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo julgou muitos processos de improbidade administrativa contra ex-dirigentes do estado, entre eles o ex-governador José Ignácio Ferreira e vários assessores de seu governo, o ex-presidente da Assembléia Legislativa, José Carlos Gratz, e outros políticos.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares